menu

 

QUEROSENE ILUMINANTE

O querosene iluminante é um composto formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, naftalênicos e aromáticos, com faixa de destilação compreendida entre 150oC e 239oC. O produto possui diversas características específicas como uma ampla curva de destilação, conferido a este um excelente poder de solvência e uma taxa de evaporação lenta, além de um ponto de fulgor que oferece relativa segurança ao manuseio

Principais Aplicações

·  Indústria de Tintas
O querosene iluminante  é um excelente diluente de tintas, empregado para o acerto de viscosidade e para conferir à tinta um poder de retocabilidade, que é permitido por causa da sua evaporação lenta.
·  Outras Aplicações
O produto pode ser utilizado também como solvente de parafinas e ceras de carnaúba na fabricação de ceras e pisos. Uma outra aplicação importante, também amplamente empregada, é como veículo de formicidas e cupinicidas.

Meio Ambiente e Saúde
Por ser uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, o querosene iluminante contém médios teores de aromáticos, cujo ponto de fulgor médio é cerca de 48oC.
Seu manuseio requer os mesmos cuidados que se aplicam a todos os solventes petroquímicos, devendo ser mantido longe de fontes de ignição, chamas e faíscas. Por ser classificado como um produto irritante, deve-se também evitar instalação de seus vapores, bem como um contato prolongado com a pele.